Investigação Baseada nas Artes
Investigação Baseada nas Artes
Matsuo, Renata F.
Universidade de São Paulo
Maron, Paulo
NUO ópera LAB
Velardi, Marilia
Universidade de São Paulo
O objetivo deste trabalho é narrar o processo de cocriação artística realizado a partir de uma pesquisa orientada pela Investigação Baseada nas Artes (IBA). A IBA (internacionalmente conhecida como Arts Based Research) é um método de pesquisa de natureza transdisciplinar que faz uso dos princípios criativos das Artes, e do modo de pensar artístico, para a construção e produção de conhecimento. Neste trabalho as Artes mediaram todo percurso investigativo e teve como ponto de partida encontros realizados com mulheres, alunas de dança em atividade no período da pandemia. Durante a aula com 12 mulheres, de idades entre 19 e 50 anos, foram propostas vivências corporais, após as quais foram provocadas reflexões visando sobre “ser mulher”. As reflexões foram inspiradas pela leitura do poema “Se eu fosse eu" (Clarice Lispector), que determinou o nosso questionamento: "Pense, se você fosse você, como seria e o que faria?". Após o questionamento, as mulheres foram estimuladas a produzir uma materialidade a sua escolha em áudios, textos ou vídeos sobre o que experienciaram. A interpretação desses materiais produzidos pelas alunas motivou a cocriação de uma dramaturgia, que foi interpretada nos cenários, figurino, música e coreografia. A construção, as tomadas de decisão, a prática corporal, a escolha das técnicas envolvidas e os processos próprios da cocriação artística, que delinearam esse trabalho, são “modos de pensar e agir”, o que nos leva a acreditar que o fazer artístico pode inspirar bases epistemológicas na construção de uma investigação, especialmente no campo das pesquisas qualitativas mais radicais.
Renata Matsuo
http://lattes.cnpq.br/8535827439158761
Doutoranda do Programa Mudança Social e Participação Política (PROMMUSP) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
Atua como pesquisadora e co-coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa ECOAR - Estudos em Corpo e Arte na EACH-USP, que atualmente tem como focos: (a) a construção de conhecimento com artistas sobre a Arte; (b) a busca por epistemologias artísticas como suporte para as investigações qualitativas e (c) a criação de estruturas de performances dos dados ou dos conhecimentos produzidos nas investigações.
Como performer atua na Phalibis Cia de Dança, dançando trabalhos de dança contemporânea desde 2000. No NUO – ópera laboratório atua desde 2015 como convidada para performar e coreografar.
Compõe o quadro docente do Phalibis Studio de Dança, da Universidade Paulista (UNIP), da Faculdade Flamingo, trabalhando como professora de dança para crianças e adultos.
Paulo Maron
http://lattes.cnpq.br/6778196302513495
Maestro, compositor, encenador, cenógrafo e figurinista natural de São Paulo. Possui mestrado em Musicologia pela UNESP e doutorado em musicologia pela USP. Foi professor universitário, atuante nas áreas de orquestração, composição e regência, harmonia e história da arte. É fundador e diretor do NUO- Ópera Laboratório que desde 2004 investiga novas possibilidades para a encenação e adaptação em ópera. Com esse grupo Maron já realizou mais de 30 montagens em teatro, dança e ópera, atuando como diretor.
Como compositor já criou trilhas para teatro assim como diversas peças de concerto para diversos grupos. Principais composições:.Prelúdio e fuga encomendado pela Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo; Concerto duplo para trompete, e trombone encomendado pela Banda Sinfônica de Diadema. Variações sobre um tema de Britten dedicado à Banda Sinfônica Jovem do Estado; Sinfonia Concertante para Orgão, Vibrafone e Orquestra, gravado pela Orquestra Filarmonia; Variações sobre um tema de Carl Nielsen, Primeira execução Orquestra de Câmara de Curitiba; Sinfonietta para cordas, Primeira execução Orquestra de Câmara de Curitiba; Trio para viola, cello e contrabaixo, dedicado ao Bass Trio de Frankfurt. Música para Mensagem do Futuro, Esquete para o canal do youtube do NUO ópera lab. , Música para o espetáculo A Caixa de Haendel .
Marilia Velardi
http://lattes.cnpq.br/3899581671566950
Professora na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) nos cursos de graduação em Educação Física e Saúde e no Ciclo Básico. Na mesma Escola também atua como docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política. Na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) atua como docente nos cursos de bacharelado em Música e de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Como professora e pesquisadora volta as atenções para as investigações qualitativas e radicalmente qualitativas, buscando conhecer e construir conhecimento sobre possibilidades de investigação acadêmica especialmente em Artes. Tem interesse pelas discussões e estudos sobre epistemologias artísticas e latino-americanas como suportes para as pesquisas acadêmicas, especialmente quando os estudos são de natureza transdisciplinar.
Na extensão propõe intervenções, performances, encenação e projetos de investigação junto a artistas, e, mais frequentemente, junto à cantoras e cantores líricos, estimulando e construindo práticas e estudos sobre preparação corporal para a performance, encenação e criação. O lócus dessas investigações é, desde 2005, o NUO-Ópera Laboratório e desde 2018 o curso de Canto do CMU/ECA-USP.
Na EACH/USP criou e coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa ECOAR - Estudos em Corpo e Arte, que atualmente tem como focos: (a) a construção de conhecimento com artistas sobre a Arte; (b) a busca por epistemologias artísticas como suporte para as investigações qualitativas e (c) a criação de estruturas de performances dos dados ou dos conhecimentos produzidos nas investigações.